Aline A1 MOP
Aline Fernandes Parreira
CURSO:
Pós-Graduação em Gestão Pública – Especialização Lato Sensu
DISCIPLINA:
Marketing nas Organizações Públicas
ATIVIDADE:
Atividade 01 Trabalho na sede do Poder Executivo do Governo do Estado de Minas Gerais, que funciona em um complexo chamado Cidade Administrativa de Minas Gerais, inaugurado em 2010, o qual é formado por três edifícios, de 15 andares cada, além de um auditório com capacidade para 500 pessoas e um centro de convivência, onde há restaurantes, lojas e cafeterias. No local trabalham cerca de 20 mil servidores, de várias formações e profissões distintas, distribuídos entre os 58 órgãos e entidades do governo estadual, a Governadoria e a Vice-Governadoria.
Como em muitos órgãos do poder público, notamos aqui diversos desafios oriundos de políticas públicas mal planejadas, mal estruturadas e mal dimensionadas. Como resultado disso, temos políticas que não cumprem os objetivos e metas determinados, e acabam por não atingirem os resultados esperados, tornando-se ineficientes naquilo que se propõem. Tal configuração contribui para a formação de um brand equity negativo, que provoca uma identificação negativa da população perante a Administração Pública.
Diante dessa identificação negativa, o papel do Marketing Institucional é cada vez mais reconhecido na implementação de uma política e de ações que, sincronizadas com a estratégia organizacional, contribuem para a melhor eficiência dos serviços públicos (ROCHA e CARVALHO, 2013, p. 03). Boone e Curts (2009, p. 22) apontam que o Marketing Institucional “[...] envolve tentativas de influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a receber seus serviços ou contribuir de alguma forma com ela [...]”. Nesse sentido, este é um dos tipos de marketing não tradicional mais utilizados pelo Governo do Estado de Minas Gerais, visando à maior aceitação da população das políticas públicas criadas no âmbito estadual, bem como suas metas estipuladas, e a fornecer