Alienação
É fácil e pratico ser um governante confiante quando se tem um povo alienado e desinteressado, um povo que não tem conhecimento para questionar, você não discuti e não questiona o que não sabe. A base da Ideologia é isso, fica só nas ideias, no papel, os objetivos escolares. Vamos considerar irreal a escola uma pratica apolítica, a escola em espaço neutro e uma ilha isolada das divergências da sociedade, e um canal objetivo de transmissão da cultura universal.
Podemos considerar sim o que é real, a escola é política. Reflete os confrontos de força social (poder/ quem manda), exemplo: oportunidade de estudo não é de todos. A escola é influenciada por conflitos de interesse representação dos valores do grupo dominante, prática sem teoria e justa, o poder está na escola. A escola sempre serviu ao poder.
O que era esperado da escola, em toda a teoria de educação deveria partir do exame rigoroso e sistemático dos problemas existentes na realidade, a fim de definir os objetivos e meios que orientarão a atividade comum (intensão). Mas ao desprezar o fato de que a educação é um fenômeno social e que deve promover a construção da personalidade social do educando (a educação não desvincula da situação concreta em que se acha inserida), tal procedimento seria ideológico.
LEGISLAÇÃO E IDEOLOGIA
Uma legislação eficaz para a educação tem com suporte uma teoria pedagógica rigorosa que possa superar a compreensão, implica do fenômeno educativo, a análise do professor Dermeval Saviani (D. S) sobre o caráter precário da (LDB/61) decorrente da não utilização de uma teoria que possibilitasse a construção de um verdadeiro sistema educacional brasileiro.
PARA DERMEVAL SAVIANI: SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
VERSUS ESTRUTURA
1. A estrutura é caracterizada por ausência de planos;
2. Continua sendo orientada pelos valores vigentes;
3. As leis são elaboradas sempre pela elite ( que sempre defende seus interesses, do poder).
Se não existe