A questão dos quilombolas no Brasil
A atualidade da questão quilombola no Brasil “Atualmente, o foco da luta quilombola está direcionado para a questão do reconhecimento e titulação dessas terras, pois ao longo do período pós-abolição até os dias de hoje uma quantidade não mensurável de comunidades negras rurais vem perdendo suas terras ancestrais, vítimas de violentos e criminosos processos de expropriação”, disse o historiador Vinícius Pereira de Oliveira na entrevista por e-mail que concedeu à IHU On-Line. A íntegra do assunto pode ser conferida a seguir, quando Oliveira adianta aspectos da palestra A atualidade da questão quilombola no Brasil, a ser apresentada nesta quinta-feira, 10-05-2007 no IHU Idéias, das 17h30min às 19h.
Por: IHU Online
Graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Oliveira é mestre na mesma área pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com a dissertação De Manoel Congo a Manoel de Paula: a trajetória de um africano ladino em terras meridionais (meados do século XIX), publicado sob o título De Manoel Congo a Manoel de Paula: um africano ladino em terras meridionais (Porto Alegre/RS: EST Edições, 2006). No momento, Oliveira está realizando um levantamento histórico sobre o relatório sócio-histórico-antropológico para reconhecimento e titulação da Comunidade Quilombola de Palmas (Bagé/RS). A atividade é um convênio do INCRA/RS com o Laboratório de Observação Social (LABORS) da UFRGS. Leciona para o Ensino Fundamental e para Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, no município de São Leopoldo e presta consultoria em pesquisa histórica no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
IHU On-Line - Quais são as maiores dificuldades e entraves que os quilombolas enfrentam no Brasil do século XXI?
Vinícius Pereira de Oliveira - A luta afrodescendente vem se desenvolvendo no Brasil desde o período escravista, através de diversas