alicates
Introdução: Ele é composto por duas hastes que se cruzam, e usando um ponto de apoio como alavanca transfere e amplia a força aplicada por seu usuário. Forte e versátil, em sua grande maioria são fabricados em aço temperado. A origem do nome é árabe (al likkát ou al-liqât) que significa “tenaz”.
Seu funcionamento basicamente se trata da força da mão que, aplicada aos cabos, transfere este torque à cabeça, conferindo a este as qualidades de uma pinça extremamente forte.
Descrição:
São ferramentas manuais de aço carbono feitas por fundição ou forjamento, compostas de dois braços e um pino de articulação, tendo em uma das extremidades dos braços, suas garras, cortes e pontas, temperadas e revenidas.
Utilização:
O Alicate serve para segurar por apertos, cortar, dobrar, colocar e retirar determinadas peças nas montagens.
Os principais tipos de alicates
Existem diversos tipos e tamanhos de alicate, cada um adaptado às suas aplicações específicas.
Conheça alguns tipos de alicates:
Alicate universal
Aplicação: Alicate de uso geral para corte, aperto ou torção de fios e arames. Utilizado, principalmente em manutenção elétrica, também podendo ser utilizado em vários outros tipos de serviços e aplicações.
Características: Forjado em aço cromo-vanádio. Temperado em forno de atmosfera controlada. Região do corte recebe têmpera localizada por indução. Apresentado com isolamento (Conf. norma VDE 1000V) e sem isolamento.
Alicate de corte diagonal
Aplicação: específico para corte de fios. Utilizado para corte de fios e cabos na manutenção eletro-eletrônica, informática, predial e automotiva. Alguns profissionais o utilizam, como descascador de fios.
Características: Duplamente temperado, sendo o corte tratado com têmpera por indução. Projetado para cortar arame duro. Apresentado com e sem isolamento.
Alicate de pressão
Aplicação: Alicate versátil para