Aliança Liberal e Golpe de 1930
Aliança liberal
Foi uma aliança política formada para fazer oposição à candidatura de Júlio Prestes, então candidato para a presidência da República em 1929.
Surgiu em virtude da brecha criada na política do Café com Leite, que era dominada por São Paulo e Minas Gerais.
*
Em 1929, o até então presidente Washington Luiz, contrariou o sistema e indicou um paulista para a sucessão da presidência. (Júlio Prestes)
Precisava garantir os interesses econômicos de São Paulo, em meio ao impacto da Crise de 29.
*
Quando souberam, os políticos de Minas Gerais, não gostaram dessa atitude de WL, que fez que o partido Mineiro, rompe-se com o Paulista, e lançaram e apoiaram a candidatura de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, como oposição também.
Mas, ainda sim inseguros, para não amargurar a derrota, buscaram alianças com outros Estados, principalmente Rio Grande do Sul.
*
Em junho de 1929, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, acabou cedendo sua candidatura para o gaúcho Getúlio Vargas, por isso demos ênfase a essa aliança Minas-Rio Grande do Sul.
E em agosto, é formada a Aliança Liberal, liderada por Afonso Pena Júnior e Ildefonso Simões Lopes.
*
Entre as bandeiras da Aliança Liberal estavam: O voto secreto, a independência do judiciário, a anistia para os tenentes envolvidos nas diversas rebeliões ao longo dos anos 20 e a proteção à exportação do café e reformas sociais. (CURIOSIDADES).
*
A eleição em Março de 1930, foi muito acirrada, e intensamente disputada. E acabou que a chapa Aliancista (Minas-Rio Grande do Sul) acabou derrotada, por incrível que pareça. Logo houve várias denúncias de fraudes, mas, sem nenhum resultado.
*
Com esse acontecimento, da derrota do partido aliancista, deu a eles mais ânimo ainda. Alguns líderes do movimento propuseram um movimento revolucionário, para acabar com essa política Café com Leite, que veio acontecer em outubro de 1930. (Revolução de 1930.)
Golpe de 1930.
É o movimento que pôs