algumas dicas de portugues
Retificação/Explicação: isto é; por exemplo; a saber; de fato; em verdade; aliás; ou antes; ou melhor ainda; como se nota, como se viu, como se observa; com efeito, daí por que; ao propósito; por isso; a nosso ver; de feito; portanto; é óbvio, pois.
Fecho/ conclusão: destarte; em suma; em remate; por conseguinte; em análise última; concluindo; em derradeiro; por fim; por conseguinte; finalmente; por tais razões; do exposto; por tudo isso; pelo exposto; em razão disso; enfim; assim; conseqüentemente.
Afeto/ afirmação/ igualdade: ainda bem; obviamente; em verdade; realmente; em realidade; de igual forma; do mesmo modo que; da mesma sorte; no mesmo sentido; semelhantemente; bom é; interessante se faz.
Exclusão: sequer; exceto senão; apenas; excluindo; tão somente.
Realce/inclusão/adição: demais; ademais; também; vale lembrar; pois; outrossim; agora; de modo geral; por iguais razões; em rápidas pinceladas; inclusive; até; é certo; é porque; é inegável; em outras palavras.
Negação/oposição: de outra face; entretanto; no entanto; ao contrário disso; qual nada; por outro lado; diferente disso; de outra parte; contudo; de outro lado; diversamente disso.
Formulas introdutórias: a primeira observação recai; inicialmente, é preciso lembrar que; a primeira observação importante a ser feita é que.
As transições: passemos então a; voltemos então a; mais tarde voltaremos a; antes de passar a... é preciso observar que...
Fórmulas conclusivas: logo; conseqüentemente; é por isso que; afinal; em suma; pode-se concluir afirmando que.
Enumeração: em primeiro (segundo) lugar; e por último;