Algorítimos de estrutura sequencial
1. Fazer um algoritmo para ler os valores dos coeficientes A, B e C de uma equação quadrática e calcular e imprimir o valor do discriminante (delta): Delta B2 – 4*A*C.
Algoritmo { Inteiro a, b, c, delta;
escreva(“Digite o valor de a”); leia(a); escreva(“Digite o valor de b”); leia(b); escreva(“Digite o valor de c”); leia(c);
delta = b * b – 4 * a * c;
escreva(“Valor do discriminante delta:”, delta); }
2. O custo ao consumidor de um carro novo é a soma do custo de fábrica com a percentagem do distribuidor e com os impostos aplicados ao custo de fábrica. Supondo que a percentagem do distribuidor seja de 12% do preço de fábrica e os impostos de 30% do preço de fábrica, fazer um algoritmo para ler o custo de fábrica de um carro e imprimir o custo ao consumidor.
Algoritmo { real fab, dist, imp, valor;
escreva(“Digite o custo de fábrica”); leia(fab); escreva(“Digite a percentagem do distribuidor”); leia(dist); escreva(“Digite a percentagem de impostos”); leia(imp);
dist = (fab *12)/100; imp = (fab * 30)/100; valor = fab + dist + imp;
escreva(“Custo final para o consumidor:”, cons); }
3. Dada a base e a altura de uma pirâmide. Calcule e escreva o volume desta. ( V = (1/3) * B * H ).
Algoritimo { Real B, H, V;
escreva(“Digite a base da pirâmide”); leia(B); escreva(“Digite a altura da pirâmide”); leia(H);
V = (1/3) * B * H;
escreva(“O volume da pirâmide é:”, V); }
4. Uma locadora de charretes cobra R$10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas e R$5,00 para cada hora abaixo destas 3 horas. Fazer um algoritmo que dado a quantidade de horas que a charrete foi usada calcule e escreva quanto o cliente tem que pagar.
Algoritimo { Inteiro H;