Algoritmos
A álgebra relacional poderá ser definida como o conjunto de operações que são necessárias efetuar para manipular relações. Qualquer operação dará origem a uma nova relação, que poderá ser novamente manipulada. Este conjunto de operações divide-se em dois grupos: um conjunto de operações matemáticas, assim como, União, Intersecção, Diferença e Produto Cartesiano e outro que consiste em operações que foram desenvolvidas especificamente para manipulação de Bases de Dados Relacionais, tais como, Selecção, Projecção e Junção.
União
O resultado da operação A È B é uma relação que inclui os tuplos de ambas as relações. Também nesta operação os tuplos duplicados são removidos. No entanto, a união de relações só se poderá efetuar se as relações A e B tiverem a mesma aridade, ou seja, o mesmo número de atributos. Significa isto que os domínios do atributo iésimo de A e do atributo iésimo de B têm que ser os mesmos.
Interseção
Retorna as linhas comuns a R1 e R2. Esta é uma operação adicional que produz como resultado uma tabela que contém, sem repetições, todos os elementos que são comuns às duas tabelas fornecidas como operando. As tabelas devem ser união-compatíveis.
Notação: relação1 relação2 ( R1 R2 )
Alunos (R1) Professores (R2) id nome idade curso
10
Macoratti
45
Quimica
20
Miriam
43
Artes
30
Bianca
21
Fisica
id nome idade setor 100
Pedro
50
Quimica
200
Maria
45
Artes
300
Bianca
21
Fisica
Domínio
id=int nome = varchar(30) idade=int curso = varchar(30) setor = varchar(30)