Algoritmos de gerenciamento de memória
GERENCIAMENTO
DE MEMÓRIA
Introdução: Os algoritmos de gerenciamento de memória nada mais são do que algoritmos utilizados por sistemas operacionais para decidir em qual local da memória um processo deve ser alocado, levando-se em conta o objetivo de tal sistema. O algoritmo que se deve escolher para gerenciar o alocamento de memória em um sistema operacional é de extrema importância, pois, dependendo da sua aplicação e para quê ele será utilizado isto pode fazer uma enorme diferença em termos de processamento caso um algoritmo errado seja escolhido, ou caso a utilização seja para algo robusto ou leve demais e o seu algoritmo não seja compatível com tal dinâmica.
Algoritmo Best Fit: O Best Fit é um algoritmo que procura alocar o espaço necessário para rodar um programa na memória, de uma forma em que ele seja alocado em um local que deixe o menor espaço sobrando para que um espaço maior sobre em outra área da memória caso seja requisitado por um programa mais robusto. EX: Porém, este método apresenta um problema, irão sobrar muitos pequenos espaços de memória em um espaço cojunto, aonde poderia ser alocado um programa mais robusto caso estes espaços estivessem lado a lado, mas neste caso não estão.
Algoritmo Worst Fit: O Worst Fit é um algoritmo que faz o contrário do Best Fit, pois utiliza do maior espaço conjunto de memória disponível na partição de memória na qual ele ira rodar, justamente para evitar que sobre pequenos espaços de memória não conjuntos, para permitir que programas maiores tenham mais espaço conjunto mínimo disponível. EX: Este algoritmo pode ser considerado um problema, caso houvesse um programa de 6kb por exemplo, ele não poderia ser alocado nesta partição pois não há um espaço conjunto com esta capacidade, já com o Best Fit teria.
Algoritmo First Fit: O First Fit é um algoritmo que procura o primeiro espaço conjunto que o programa caiba dentro da