algoritmo
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: AEDs
Professora: Luana Giovani N. O. Santos
Estrutura de Seleção Múltipla Escolha ou Seleção Encadeada Select – Case;
As vezes ocorrem situações onde existem muitas estruturas if..else..if..else...... Nestes casos existe uma alternativa mais elegante e menos confusa, que é o comando comando select/case.
O comando select/case permite selecionar uma entre várias ações alternativas. O comando select/case tem um formato limpo e claro.
A instrução select/case consiste em:
- palavra-chave select seguida do nome de uma variável ou de um número constante entre parênteses
- o corpo do comando select é composto de vários casos case rotulados por uma constante e opcionalmente um caso default else
A expressão entre parênteses após a palavra-chave select determina para qual caso será desviado o controle do programa. O corpo de cada caso é composto por qualquer número de instruções.
Sintaxe:
select case then
case then
case then
. . . case then
else end Se o rótulo de um caso case for igual ao valor da expressão do select, a execução começa nele. Se nenhum caso for satisfeito é executada a opção else. Não pode haver casos com rótulos iguais.
Exemplo – Programa para ler uma opção
clc; clear; opcao = input ("Informe a opcao desejada:", “s”); // o parâmetro “s” é para indicar um caracter select (opcao) case “A” then disp("Escolheu opcao A"); case “B” then disp("Escolheu opcao B"); else disp("Informou opcao invalida"); end Exercício 1 – Faça um programa que recebe do usuário dois números e um operador ( +, -, *, / ), onde deve-se realizar a operação determinada pelo operador com os dois números recebidos. Utilize select.
Exercício 2 – Faça um programa que receba um número. Se o número estiver entre 1 e 12, imprima o mês correspondente. Caso contrário imprima “O número não corresponde a nenhum mês.”. Utilize select.
Exercício 3 – Faça um programa para