Algoritmo
INTRODUÇÃO À LÓGICA
OBJETIVOS: Abordar o conceito de lógica como ciência; destacar o uso da lógica de maneira muitas vezes incondicional, nas tarefas do dia-a dia; usar o raciocínio lógico para a tomada de decisões e para a resolução de problemas.
O filósofo grego Aristóteles é considerado o criador da lógica. No entanto, ele não a chamava assim, denominava-a ‘razão’. O termo
‘lógica’ só passou a ser utilizado mais tarde.
A palavra ‘lógica’ é originária do grego logos, que significa linguagem racional. De acordo com o dicionário Michaelis, lógica é a análise das formas e leis do pensamento, mas não se preocupa com a produção do pensamento, quer dizer, não se preocupa com o conteúdo do pensamento, mas sim com a forma deste, isto é, com a maneira pela qual um pensamento ou uma idéia são organizados e apresentados, possibilitando que cheguemos a uma conclusão por meio do encadeamento dos argumentos.
Os argumentos podem ser dedutivos ou indutivos. Os argumentos indutivos são aqueles com que, a partir dos dados, se chega a uma resposta por meio da analogia, ou seja, pela comparação com algo conhecido, porém esse tipo de raciocínio não oferece certeza de que a resposta será de fato verdadeira. É necessário conhecer os fatos ou as situações para que se possa fazer a comparação. Por exemplo: ontem não havia nuvens no céu e não choveu. Hoje não há nuvens no céu, portanto não vai chover.
Já os argumentos dedutivos são aqueles cuja conclusão é obtida como conseqüência das premissas, isto é, por meio da análise das situações ou fatos, pode-se obter a resposta. Trabalha-se com a forma das sentenças, sem que haja necessidade do conhecimento prévio das situações ou fatos. Por exemplo: Joana é uma mulher. As mulheres são seres humanos. Logo, Joana é um ser humano.
A lógica nos permite caminhar pelos limiares das diversas ciências!
O USO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NO DIA-A-DIA
Desde os tempos primitivos o homem utiliza-se do raciocínio lógico para