Algoritmo
Instituto de Engenharia e Tecnologia – IET.
Matheus Lucas de Melo Santos
Trabalho de Econômica.
Belo Horizonte, 26 de Setembro 2012.
Turma: EAN1BM
Atividades do Trabalho: 1. Quais as diferenças entre as economias clássicas e as economias socialistas.
Economia Clássica: A Ciência econômica e consolidada com a escola clássica. O marco fundamental é a obra Uma Investigação sobre a Natureza e Causas da Riqueza das Nações do escocês Adam Smith. O pensamento clássico se desenvolve na metade do século XVIII e no século XIX. Adam Smith afirma que não é prata ou ouro que determina a prosperidade de uma nação, mas, sim o trabalho humano.
Os clássicos defendem o liberalismo e elaboram o conceito de racionalidade econômica, no qual cada indivíduo deve satisfazer suas necessidades da melhor forma possível sem se preocupar com o bem-estar da coletividade.
Já na Economia Socialista todos os meios de produção pertencem ao Estado. O Governo decide o que ser produzido como deve ser produzido e aloca a cada indivíduo uma parte dos bens de consumo e assim podemos denomina-lo modelo marxista, ou russo é totalmente burocrático. Todas as atividades econômica são exercidas por agência do governo, como o são Exército, a Marinha ou o Departamento dos Correios. A nação como um todo é constituída por um exército de trabalhadores obrigados a prestar um serviço compulsório, o comandante desse exército é o Chefe de Estado. O Segundo modelo , podemos denomina-lo modelo alemão, difere do primeiro na medida em que aparente e nominalmente mantém a propriedade privada dos meios de produção, a atividade mantém a propriedade privada dos meios de produção, a atividade empresarial e as trocas efetuadas no mercado. Os empresários compram e vedem, pagam os trabalhadores contra em dívidas, pagam juros e amortizações. Mas são empresários apenas aparentemente. O Governo determina a