Algoritmo
Apostila de Arquitetura de Computadores II
Editada por Eduardo Moresi Brasília Março 2002
Apostila de Arquitetura de Computadores II
2
Capítulo 1 - Noções de Arquitetura de Computadores
1. INTRODUÇÃO
O alto nível de popularidade atingido pelos computadores nos últimos anos permitiu também quebrar uma série de barreiras, particularmente no que diz respeito à terminologia associada. Atualmente, expressões como bits, bytes, hard disk, RAM, e outras, deixaram de fazer parte vocabulário técnico dos especialistas para compor aquele de grande parte dos usuários destas máquinas. Entretanto, os aspectos básicos de funcionamento de um computador ainda são reservados aos profissionais da área e devem assim permanecer indefinidamente. Neste capítulo pretende-se, a nível de introdução, apresentar alguns aspectos importantes do funcionamento dos computadores, sendo que as questões mais importantes serão aprofundadas ao longo do curso.
2. PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM COMPUTADOR
Numa visão externa de grande parte dos usuários, um computador é composto de CPU, teclado, vídeo e mouse, como ilustrado pela figura 2.1. Esta é a visão da maior parte da população que tenha algum tipo de interação com o computador, principalmente porque estes são os elementos de um microcomputador que se deve que transportar, desconectando-os e reconectando-os para fazer o computador voltar a funcionar. Embora continuar a ter este tipo de visão dos componentes de um computador não vai afetar profundamente a vida e modo de utilização destas máquinas pela maior parte da população, é lógico que esta é uma visão extremamente superficial até para alguns usuários.
Figura 2.1 — Elementos (aspecto externo) de um computador.
2.1. A Unidade Central de Processamento... a CPU Um primeiro equívoco aparece nesta divisão, ao chamar-se o gabinete do microcomputador, seja ele em formato torre (o formato vertical) ou