Algoritmo Genético Compacto Aplicado ao Problema de Alocação Ótima de Monitores de Qualidade da Energia Elétrica Sobre Sistemas de Distribuição
Bruno Pereira de Santana
Centro de Tecnologia e Urbanismos - CTU- UESPI
Teresina, Brasil brunops6@yahoo.com Pedro Jose Gomes Rodrigues
Centro de Tecnologia e Urbanismos - CTU- UESPI
Teresina, Brasil pedrojgr91@hotmail.com Pedro Victor Chaves Canuto
Centro de Tecnologia e Urbanismos - CTU- UESPI
Teresina, Brasil
p.victor1991@hotmail.com
Hermes Manoel Galvão Castelo Branco
Centro de Tecnologia e Urbanismos - CTU- UESPI
Teresina, Brasil hermescb@usp.br Resumo – Este artigo exibe uma técnica para alocação de medidores de qualidade da energia em sistemas de distribuição de energia elétrica. A questão é modelada como um problema de minimização, com o objetivo de alcançar a solução de menor custo com a maior redundância de medidas.
Palavras-chave—algoritmo genético compacto, alocação, otimização combinatória, programação não linear, monitores de qualidade da energia elétrica.
I. INTRODUÇÃO
A disponibilidade da energia elétrica apresenta um desenvolvimento na qualidade de vida das populações. No momento em que se implanta um sistema de distribuição de energia elétrica, a população local passa a ter inúmeros benefícios. À medida que os benéficos da energia elétrica passam a fazer parte do dia a dia das pessoas, é natural que se tenha um processo de discussão quanto à qualidade desse produto.
Até o início dos anos 90 o tema qualidade de energia não era muito discutido, pois a quantidade de cargas sensíveis conectadas ao sistema elétrico era baixa com relação aos dias de hoje. Com a evolução da tecnologia, a quantidade de equipamentos sensíveis à qualidade da tensão de suprimento conectados ao sistema elétrico aumentou, ocorreu também uma crescente aplicação de equipamentos que utilizam eletrônica de potência. Estes fatores, aliados às maiores exigências impostas pelos consumidores, motivaram os