Algoritmo de escalonamento SJF
SJF
ELABORADO POR:
OSVALDO RODRIGUES DOS SSANTOS
2º EIC
O QUE É UM PROCESSO????
Processo, no contexto da informática, é um programa de computador em execução.
Em sistemas operacionais, processo é um módulo executável único, que corre concorrentemente com outros módulos executáveis. Por exemplo, em um ambiente multi-tarefa (como o Unix) que suporta processos, um processador de texto, um navegador e um sistema de banco de dados são processos separados que podem rodar concomitantemente. Processos são módulos separados e carregáveis, ao contrário de threads, que não podem ser carregadas. Múltiplas threads de execução podem ocorrer dentro de um mesmo processo. Além das threads, o processo também inclui certos recursos, como arquivos e alocações dinâmicas de memória e espaços de endereçamento.
A comunicação entre processos é o grupo de mecanismos que permite aos processos transferirem informação entre si. A capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processos é chamada multiprocessamento. Se existirem dois ou mais processos executados em simultâneo e disputam o acesso a recursos partilhados, problemas da concorrência podem ocorrer. Estes problemas podem ser resolvidos pelo gerenciamento adequado de múltiplas linhas de execução ou processos através dasincronização (multitarefa) ou por outros recursos (como a troca de contexto).
REPRESENTAÇÃO
Em geral, processos de sistemas computacionais são formados pelos seguintes recursos:
Um imagem do código de máquina executável associado com um programa.
Memória, que inclui o código executável, dados específicos do processo (dados da entra e saída), uma chamada de pilha (para manter a pilha de subrotinas ativas e/ou outros eventos, e um heap (alocação dinâmica de memória) para manter a computação intermediária gerada durante o tempo de execução.
Descritores de sistema operacional que são alocados aos processo, como os