Algoritimos
Algoritmos e Programação
|Grupo |
Jundiaí, 19 de Setembro de 2011.
• Objetivos
⇨ Recordar, através dos exercícios a seguir, alguns tópicos apresentados nas aulas anteriores.
⇨ Solicitar, através de um resumo a ser entregue na aula seguinte, a leitura de algumas páginas escolhidas do Capítulo 3 do PLT.
• Exercícios
1) Qual a diferença entre um interpretador e um compilador ?
O Interpretador analisa sintática e semanticamente um programa escrito em uma determinada linguagem de programação, no entanto, algumas diferenças são observadas, principalmente no que se refere à forma de se executar o programa em questão. O compilador executa o programa somente após ter traduzido (trasformar uma linguagem de alto nível para uma linguagem de baixo nível – linguagem de máquina) o mesmo por inteiro. Já o interpretador,lê, traduz e executa cada linha de código sequencialmente, ou seja, passo a passo no compilador, há geração de um código de máquina ao final do processo de tradução, já no interpretador não existe a criação de código executável.
2) O que significa a expressão “main()” ?
Não só na linguagem de programação ‘C++’, mas como em muitas linguagens de programação , a função “main()” é onde o programa inicia a execução. A mesma responsável pela organização de alto nível de funcionalidade do programa e, normalmente, tem acesso aos argumentos do comando dado ao programa quando ele foi executado.
3) O que significam as “chaves” { } ?
As chaves delimitam um bloco de comandos na linguagem de prgramação. delimitando um bloco de comandos a serem executados
Na verdade, as chaves são obrigatórias quando o bloco de comando possui mais de uma linha de comando a ser executada. Quando existe somente uma linha de comando, as chaves passam a ser opcional
4) O que faz a função “printf( )” ?
A função printf é