Algoritimo
A RIQUEZA SOCIAL: BENS E SERVIÇOS
Para produzir bens que satisfaçam suas necessidades, os homens desenvolvem uma atividade sistemática e permanente de exploração e transformação da natureza através do trabalho.
Nesse trabalho, os homens produzem, transformam e acumulam riquezas.
Riqueza é o conjunto de bens que dispõe uma sociedade. Entende-se por bem qualquer objeto ou recurso que tenha: • Utilidade social, isso é, sua necessidade é compartilhada por diversos indivíduos; • Valor de troca, que permita que o bem seja transferido de uma pessoa para outra mediante troca; • Raridade ou limitação da quantidade que se encontra disponível.
Assim são exemplos de bens: alimentos, roupas, casas, automóveis, jóias, etc.
Além desses bens, a riqueza se compõe de serviços. Os serviços correspondem às atividades intermediárias que concorrem para a produção, distribuição e consumo de bens. Desse modo, representam serviços as atividades financeiras, publicitárias, corretagem de imóveis, hospitalares, comerciais, entre outros.
FATORES DE PRODUÇÃO
A formação da riqueza social depende de alguns fatores produtivos, sem os quais não podem ser realizada. A Economia considera, tradicionalmente, três fatores de produção: • A terra ou natureza – representada pela soma dos recursos naturais que podem ser utilizados e transformados pelo homem. • O trabalho – representado pelos recursos humanos aplicados nas atividades e transformação dos recursos naturais, visando à produção de bens. • O capital – assume a forma de dinheiro, matérias-primas, equipamentos e instalações, aplicados na produção, de forma a gerar riquezas.
COMBINAÇÃO DOS FATORESDE PRODUÇÃO - A EMPRESA
A produção de riquezas, constituída de bens e serviços, depende da posse do uso e da aplicação dos fatores de produção.
Com o desenvolvimento da sociedade, as necessidades humanas, que, a princípio, se resumiam no alimento e no abrigo, aumentaram