Alfateização e letramento

602 palavras 3 páginas
INSTITUTO EDUCACIONAL SUPERIOR AMERICANO - IESA
DISCIPLINA; FUNDAMENTOS METODOLOGICOS E PRÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO.
PROFESSOR; REMO PEIXOTO.
ALUNA; MARIA DAS GRAÇAS VELOSO DE LIMA.

ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO

Levando em consideração as analises sobre letramento e alfabetização, pode observar a diferença entre ambas. Alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita; letrar significa leva-la ao exercício das praticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é aquela que sabe ler e escrever; enquanto a letrada adquiriu o hábito às habilidades, o prazer pela leitura e pela escrita de diferentes gêneros textuais. Diante desta abordagem alfabetização e letramento, devemos destacar alguns pontos que se tornam positivos e negativos para o estudo e compreensão dos mesmos. Visto que os pontos positivos são: a linguagem, o discurso, o pensamento, a troca de informação; estes são aspectos para aprimorar a interação entre aluno e professor. Também não podemos deixar de ressaltar os pontos negativos, que são eles: a falta de interesse, o abandono do desenvolvimento das atividades relacionadas ao ensino do código e a evasão escolar. Estes são os fatores que contribui e dificulta o trabalho pedagógico.
Ainda que o papel do educador não fosse apenas ‘zelar’ pelas condições de aprendizagem, mas de atuar na sua produção, de promovê-las através do ensino.
Da mesma forma o aluno não atinge a aprendizagem se não atuar ativamente se não realizar um esforço atento e constante de apropriação e reflexão sobre os conhecimentos ensinados. Nesta mesma concepção por outro lado, a linguagem afirma o princípio fundamental de que o texto, enquanto unidade discursiva é o eixo em torno do qual gira toda a atividade pedagógica do ensino da língua. A mesma é um produto social que promove a linguagem interagindo com o pensamento. Portanto, a linguagem é uma função inata, com suas variedades,

Relacionados