ALFABETIZA O DE JOVENS E ADULTO1
2312 palavras
10 páginas
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSNeste capítulo, abordaremos a educação de jovens e adultos no Brasil, traçando um paralelo entre a alfabetização de adultos e o analfabetismo no País. Apontaremos ainda reflexões necessárias ao professor que pretende alfabetizar jovens e adultos, bem como atividades que podem ser utilizadas nessa tarefa.
4.1 A QUESTÃO DO ANALFABETISMO E AS REFLEXÕES NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A organização da educação no Brasil contempla dois grandes níveis: a educação básica e o ensino superior. A educação básica compreende a educação infantil, que se subdivide em creches para crianças de até 3 anos e pré-escola para crianças de 4 a 6 anos, o ensino fundamental (com oito anos de duração, ampliando-se para nove gradativamente) e o ensino médio (com 3 anos de duração no mínimo).
Porém, existe uma grande parcela de cidadãos brasileiros (de 15 anos e mais) que, por diferentes razões, não tiveram acesso à escola ou dela foram excluídos precocemente. É por isso que a educação brasileira garante o ingresso na escola de jovens e adultos, bem como sua permanência e a conclusão do ensino fundamental no que convencionou chamar de EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). A Constituição Federal de 1988¹, no inciso | do art. 208, apregoa o dever do Poder Público de oferecer a toda a população o ensino fundamental, ao estabelecer que “a educação é direito de todos e dever do Estado e da família (...) ensino fundamental obrigatório e gratuito, inclusive sua oferta garantida para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria”.
Diz o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional² cobre o EJA:
Seção V
Da Educação de Jovens e adultos
Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estu- dos no ensino no ensino fundamental e médio na idade própria.
1° Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e adultos, que não puderam efetuar os estudos na
idade