alex
A mobilização social como instrumento de exercício pleno da democracia é um tema que vem recebendo uma atenção especial por parte da mídia, principalmente quando se observam contextos que sugerem mudanças de governo ou quebra de paradigmas de qualquer ordem. Segundo Marilena Chauí (1980), a ideologia é um mascaramento da realidade social que permite a legitimação da exploração e da dominação. Leia o fragmento extraído do artigo científico intitulado Entre o projeto de modernidade e a efetivação da democracia: marcas deixadas na construção da vida social brasileira, de Giselle Silva Soares, e se posicione acerca das considerações da autora.
A constituição da democracia brasileira revela a contradição de que embora ela tenha se processado "de cima para baixo" é, ao mesmo tempo, o povo que coloca a necessidade de percorrer seus ideais, sobretudo pela defesa da ampliação e garantia dos direitos na vida em sociedade. Daí a importância da democracia se adquirir pela prática, ou seja, pela prática dos movimentos sociais, potencializando a concepção de uma cultura política brasileira capaz de estimular e ampliar a participação popular nos espaços públicos. (SOARES, 2012).
QUESTÃO 3
Leia a citação abaixo, extraída do artigo científico intitulado Entre o projeto de modernidade e a efetivação da democracia: marcas deixadas na construção da vida social brasileira, de Giselle Silva Soares.
A questão da democracia é decisiva para a vida social brasileira, inclusive seus "limites puramente formais-liberais", pois seu "caráter elitista e autoritário" assinalou toda a "evolução política, econômica e cultural do Brasil", inclusive nos "breves períodos democráticos". Em decorrência desse fato, às forças populares caberia a inversão da "tendência elitista" presente no cenário sociopolítico brasileiro, eliminando suas "consequências nas várias esferas do ser social brasileiro", uma vez que tal elitismo se reveste como "profunda renovação democrática do