aletro-geradores
Sendo o petróleo a fonte de energia da atualidade, observamos as inúmeras atividades que são realizadas por sua existência. A sua principal aplicação é como combustíveis automotivos, onde podemos citar a gasolina e o óleo diesel. Quando falamos de petróleo estamos nos referindo a uma substância oleosa e altamente inflamável de origem fóssil, ou seja, não renovável, que mais tarde poderá implicar na extinção de suas fontes com o passar dos anos. Referindo-se a química ele é um hidrocarboneto (constituído por átomos de hidrogênio e carbono).
Na maior parte o petróleo é encontrado em zonas de bacia sedimentares, disposta em camadas muito baixo da superfície, geralmente em regiões oceânicas. A sua extração, ocorre por meio de plataformas petrolíferas que possuem a missão de perfurar o solo abaixo dos mares de forma correta sem contaminar a agua.
Gasolina
Gasolina é composta por uma mistura muito complicada, sua estrutura relaciona diferentes hidrocarbonetos sendo a maioria compostos saturados e contendo de quatro a doze carbonos por moléculas. Sua formula química mais usual é C8H15. A ebulição da gasolina que é utilizada em veículos varia de 30°C a 220°C. Para formular a gasolina necessitamos de varia correntes oriundas do processamento do petróleo:
Nafta virgem: obtido a partir da destilação direta do petróleo;
Nafta craqueada: obtida da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados, os gasóleos;
Nafta reformada: obtida de um processo onde a um aumento de substancias aromáticas com um teor de olefinas baixo e com alto numero de octano;
Nafta de coque: obtida no processo de coqueamento das frações oriundas e mais pesadas da destilação a vácuo do petróleo, é formada principalmente quantidades moderadas de aromáticos, com numero de octano de moderados para baixos, e em maior escala olefinas principalmente
Nafta alquilada: obtida no processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos e