Alemanha na primeira guerra mundial
A Primeira Guerra Mundial foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que organizaram-se em duas alianças opostas: A Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Império Russo) e a Tríplice Aliança entre Império Alemão, Áustria-Hungria e Itália. Durante este trabalho falaremos sobre a Alemanha durante o período do Imperialismo e sua participação na Primeira Guerra Mundial.
Reino Unido X Alemanha – Uma velha inimizade
Até a conclusão do processo de Unificação Alemã em 1871, os diversos Estados alemães espalhados pela Europa Central ocupavam uma posição relativamente marginal nos assuntos políticos europeus. Após a unificação do Império Alemão, os britânicos viam a ascensão alemã com bastante preocupação, uma vez que ela ameaçava derrubar o equilíbrio de poder estabelecido em 1815. Desde o Congresso de Viena a peça chave da estratégia britânica na Europa havia sido a prevenção do surgimento de uma potência dominante no continente, e a ascensão da Alemanha com claro potencial de dominação continental colocava em xeque o sistema defendido por Londres. A quebra do equilíbrio de poder, por sua vez, deu origem a um período de desconfiança generalizada que terminou por levar a uma corrida armamentista entre as grandes potências europeias. Durante algum tempo a Alemanha assumiu o compromisso de não desafiar a posição britânica na Europa.
Antecedentes
Vários problemas atingiam as principais nações europeias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. A insatisfação da