Portugal na primeira guerra
Lisboa, R. de Belém 1916
Preparativos para o embarque das tropas que vão combater na 1ª Guerra Mundial 1917.Embarque de tropas para França.
Foto de Joshua Benoli.
Índice
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
- Álbum de imagens (com legendas)
- Bibliografia
Introdução
A Primeira Guerra Mundial, também chamada a Grande Guerra, deu-se como iniciada após o assassinato em Sarajevo do Arquiduque Império do Austro-Húngaro, Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, pelo sérvio nacionalista Gavrillo Princip.
O assassino pertencia a uma organização secreta nacionalista da Sérvia, chamada “Mão Negra” e que era apoiada pelo governo sérvio.
A Áustria em face do assassinato do arquiduque e sabendo de tal apoio, no dia 28 de Julho de 1914, declarou guerra à Servia.
Esta foi a sua causa direta.
Porém no começo do sec.XX era patente a rivalidade entre as grandes potencias europeias como França, Inglaterra e Alemanha que disputavam entre si mercados e territórios em vários lugares do mundo. A Alemanha não ficou contente com o resultado da Conferência de Berlim, porque lhe atribuíram poucos territórios. Haviam também rivalidades económicas entre a Inglaterra e a Alemanha. Ambas queriam a posse de novos mercados internacionais concorrência industrial. Rivalidades Nacionalistas entre a Alemanha e a França. Ambas queriam Alsácia Lorena, uma região que a França perdeu na guerra franco-prussiana. Rivalidades Nacionalistas. O império Austro-Húngaro que era um estado multinacional que juntava bósnios, sérvios, croatas, eslovacos, …
Portugal entra na Primeira Guerra Mundial em Março de 1916 ao lado dos seus aliados, Tríplice Entente: França, Rússia, Inglaterra, Itália (a partir de 1915) e EUA (a partir de 1917) e com o principal objetivo de manter as suas colónias ameaçadas e ainda a necessidade de afirmar o prestígio e a influência de Portugal entre as potências europeias.
Desenvolvimento
Portugal esteve