aleitamento materno
Aleitamento materno
2. PROBLEMA
Será que os enfermeiros atuantes nessa área possuem conhecimento e orientam a população sobre a função biopsicológica do ato de amamentar?
4. OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Avaliar a metodologia utilizada pelo enfermeiro no processo de orientação da gestante durante o pré-natal e puerpério.
Objetivos Específicos:
Observar a atuação do enfermeiro em relação a orientação ao aleitamento materno;
Identificar se existe uma sensibilização, quanto à importância de realizar o aleitamento materno.
Verificar se a assistência à mãe e a criança esta sendo tratada de maneira adequada, levando em conta a sua condição emocional.
5. JUSTIFICATIVA
Esse projeto se justifica pela relevância que o aleitamento materno possui na sua função biopsicológica benéfica tanto para a criança quanto para a mãe. O leite materno representa o melhor alimento para criança nos primeiros meses de vida.
Considerando o papel protetor do aleitamento materno sobre a morbidade e mortalidade infantis, as iniciativas de promoção da prática devem ser consideradas prioritárias dentro das políticas de saúde pública de cuidado infantil. O treinamento específico é fundamental para a efetividade do trabalho de promoção da amamentação, propiciando confiança nas equipes de saúde e facilitando maior envolvimento nas atividades.
É necessário identificar e compreender o processo de aleitamento materno no contexto sociocultural e familiar e, a partir dessa compreensão, cuidar da dupla mãe/bebê, buscando formas de informar a mãe sobre a importância de adotar uma prática saudável de aleitamento materno. O profissional precisa estar preparado para prestar uma assistência eficaz, solidária, integral e contextualizada, que respeite o saber e a história de vida de cada mulher e que ajude a superar os medos, dificuldades e insegurança.
O tema em questão é de extrema importância para a graduação de enfermagem, uma vez que o aleitamento materno faz