Alcoolismo na adolescencia
Apesar do abuso do álcool ser um pré-requisito para o que é definido como alcoolismo, o seu mecanismo biológico ainda é incerto. Para a maioria das pessoas, o consumo de álcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vício. Praticamente todo adolescente já foi ou será exposto a uma situação de consumo. Seja por oferecimento de um primo em encontros familiares, numa festa entre amigos ou às vezes até mesmo na saída da escola. A dúvida e a vontade chegam ao mesmo tempo e, muitas vezes, fica difícil para o adolescente se decidir.
O alcool é a droga de escolha entre muitos adolescentes e a média de idade para o início do consumo tem sido mais baixa através do tempo. Enquanto em 2003, a média de idade para o início do consumo era de 14 anos, em 1965 a média do início do consumo era de 17 anos. Quanto mais cedo é o início do consumo de bebidas alcoólicas, mais precoces são as complicações sociais, educacionais relacionadas à saúde nessa população.
Além do consumo de bebidas alcoólicas ser cada vez mais precoce, tem-se reconhecido que muitos adolescentes que bebem costumam beber pesadamente, comumente ingerindo cerca de 70 gramas de álcool (equivalem a umas 5 latas de cerveja) ou mais por ocasião de consumo de bebida.
À medida que as crianças se desenvolvem para a fase da adolescência, múltiplas modificações físicas, psicológicas e de estilo de vida acontecem. Transições no desenvolvimento têm sido associadas com o início do consumo de álcool, o que também tem sido visto com um fator de risco . De qualquer forma, simplesmente o fator de ser um adolescente, pode ser considerado um fator de risco estático tanto para o início do consumo de