ALCA E OTAN
A idéia da constituição de uma área de livre comércio nas Américas (ALCA) começou a tomar forma em dezembro de 1994, por ocasião da Primeira Cúpula das Américas. Naquele encontro, os presidentes dos países da América declararam a sua intenção de dar início a negociações para a formação de uma área de livre comércio que abrangesse todo o continente americano.
A Declaração, que então assinaram, realça o fato de que, pela primeira vez na História, as Américas são uma comunidade de sociedades democráticas. Ressalta também que as Américas estão unidas na busca da prosperidade por meio da abertura de mercados, da integração hemisférica e do desenvolvimento sustentável.
A iniciativa partiu basicamente do Presidente Bill Clinton, retomando a idéia lançada por George Bush, quando de sua visita à América Latina em 1992.
Desde então, foram realizadas várias reuniões dos Ministros de Comércio do Hemisfério e reuniões de Cúpula, tais como A I Reunião Ministerial realizada em Denver, em 1995, seguida da de Cartagena, em 1996, Belo Horizonte (1997), San José (1998), Toronto (1999), tendo a sexta, preparatória à Terceira Cúpula das Américas, ocorrido em abril de 2001 em Buenos Aires. Seguiu-se a Reunião Ministerial de Quito, realizada em novembro de 2002, cuja Declaração final estabeleceu a realização das duas ministeriais seguintes, no quarto trimestre de 2003 em Miami e em 2004, no Brasil. As reuniões de Cúpula que se seguiram à de Miami foram a de Santiago (II Cúpula das Américas) em abril de 1998; e a de Quebec (III Cúpula das Américas), concluída em 22 de abril de 2001.
Contudo, é mister salientar que, apesar de diversas reuniões e debates realizados ao longo dos anos, a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) ainda não foi implantada, existindo apenas especulações de quais os benefícios ou malefícios que poderão advir com sua instituição.
2 SURGIMENTO DO ORGANISMO
Visando a integração comercial do continente, o governo estadunidense propôs a criação de