Albert Einstein
Albert Einstein nos explica sobre sua vida e como ela mudou após as suas descobertas
Albert Einstein é um dos pais da ciência moderna, além de um entusiasta dos direitos humanos. De família judaica, nasceu na Alemanha, mas deixou o país aos 17 anos por não concordar com a linha militarista do governo. Viveu e estudou na Suíça, voltou à Alemanha e se mudou para os Estados Unidos quando Adolf Hitler chegou ao poder. Ao longo da vida, defendeu a utilização da ciência para fins pacíficos e o controle mundial sobre o uso da energia atômica.
Em 1879, nasce Albert Einstein, o rapaz que decidiu desvendar um dos maiores segredos do universo. Como o senhor se tornou o ''mestre'' do raciocínio?
Quando eu tinha 12 anos de idade, vi que era possível descobrir a verdade apenas usando o raciocínio, sem nenhuma experiência externa. Ao passar do tempo, vi que a natureza podia ser vista como uma matemática relativamente simples.
Quando criança, o seu desenvolvimento verbal foi lento. O senhor esperava que algum dia iria
formular a Teoria da Relatividade?
Não. Isso só aconteceu devido à seguinte circunstância: a maioria dos adultos nunca se pergunta sobre os problemas do espaço e do tempo. Mas eu me desenvolvi tão lentamente, que só fui refletir sobre isso quando já era crescido.
Como responde à acusação feita por seus professores na universidade de ser insubordinado? Não gostava de aprender?
O valor da educação universitária não está em aprender muitos fatos, mas em treinar a mente para pensar.
O senhor fala da natureza, do universo, como se fosse uma espécie de divindade...
Qualquer pessoa que se envolve no trabalho científico, acaba se convencendo que existe um espírito superior ao espírito humano. A pesquisa científica conduz a um sentimento