ALADI – ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE INTEGRAÇÃO
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
___________________________________________________________________
ALADI – ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE INTEGRAÇÃO
___________________________________________________________________
Medianeira - PR
2014
ALADI – ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE INTEGRAÇÃO
Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Administração, para a disciplina Comércio Exterior na Faculdade Educacional de Medianeira – UDC - Medianeira.
Prof. Marcelo Marcos Mananti.
Medianeira - PR
Outubro – 2014
1 INTRODUÇÃO
1 ALADI – ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE INTEGRAÇÃO
A Associação Latino-Americana de Integração-ALADI foi criada pelo tratado de Montevideo assinado em 12 de agosto de 1980, é uma continuação da Associação Latino-Americana de Livre Comércio-ALALC que havia sido criada em 1960.
A segunda Guerra Mundial e os anos pós guerra proporcionaram aos países latino americanos a possibilidade de exportarem bens primários em grande escala para os países devastados, porém pouco tempo depois estes países começaram a se reestruturarem e essa nova realidade diminuiu as exportações dos países da américa latina.
Com o objetivo de encontrar medidas que impulsionassem a economia e criassem possibilidades de emprego para a população além de atender ao interesse de captar investimentos destinados ao desenvolvimento do parque industrial, para que juntos pudessem baixar seus custos de produção em massa, aumentando suas possibilidades de concorrência. Em 1960 foi assinado um acordo inicial entre sete países: Argentina, Brasil, Chile, México, Paraguai, Peru e Uruguai, que visava alcançar uma maior integração econômica, por meio da ampliação do tamanho de seus mercados e da expansão de seu comércio reciproco. Posteriormente, aderiram ao acordo Colômbia, Equador, Bolívia e