Airton Senna
Com toda certeza podemos considerar Ayrton Senna da Silva um arquétipo, um modelo para a sociedade mundial, e principalmente para a sociedade brasileira. Senna deu uma grande contribuição no que diz respeito à mudança de padrão de autopercepção dos brasileiros. Sua morte evidenciou diversas potencialidades antes escondidas em cada um de nós. Ayrton carregava e transbordava muita das características esquecidas até então pelos brasileiros. Sua passagem serviu para o despertar do povo, assim como para a mutação da população.
Para Edvaldo Pereira Lima, “Ayrton Senna da Silva é, no jogo dramático da consciência coletiva brasileira neste final de século, a pessoa que – pelo alcance massivo de sua imagem e pelas circunstancias de vida e morte – deu a contribuição mais valorosa para a mudança do padrão de autopercepção do brasileiro. Mais do que uma contribuição simbólica, seu desaparecimento desencadeou um processo energético extraordinário, evidenciando uma potencialidade que está imanente no povo. Filho do Brasil, carregava em si qualidades originais dessa terra, potencializadas a partir das sementes latentes em muito de nós. Com sua vida personificou um momento coletivo de abertura para a mutação de todos nós”.
Há muitas pessoas que definem Senna como um mito, um herói. Porém para entendermos, e posteriormente podermos argumentar sobre tal assunto será preciso recorrermos à uma vasta revisão bibliográfica, buscando respostas para determinadas situações, assim como deverá haver um levantamento biográfico sobre o personagem em questão.
Para Hook (1962: 29) “(...) quem quer que seja o herói, ele