AIDS
A sigla, AIDS, como é mais conhecida, significa, em inglês, Acquired Immunodeficiency Syndrome. Em português quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e a sigla é SIDA.
Síndrome – É um conjunto de sinais e sintomas que identificam a doença.
Deficiência – que não funciona corretamente, não tem forças. Imunodeficiência é uma deficiência do sistema imunológico, isto é, das defesas do organismo.
Adquirida – porque vem “de fora”, ou seja, ocorre devido à penetração de um vírus no corpo. Não é hereditária.
Por que no Brasil é utilizada a grafia em inglês – AIDS?
Porque Cida é o apelido comum do nome própria Maria Aparecida e confunde-se foneticamente com a sigla em português da doença – SIDA. Com isso poderia gerar preconceitos, pela própria natureza da doença, as portadoras do nome Maria Aparecida protestaram com veemência, prevendo sofrerem discriminação. Prevaleceu então, a grafia em inglês –AIDS. Em Portugal, nos demais países se língua portuguesa e nos países de língua espanhola, usa-se a sigla SIDA.
QUAL A CAUSA DA AIDS?
Em linhas gerais a Aids é um resultado de destruição das células que defendem nosso organismo das infecções e outras doenças. Essa destruição é causada pela ação do vírus HIV-Vírus da Imunodeficiência Humana. Quando infectado pelo HIV, o organismo fica sem as defesas necessárias contra uma série de doenças infecciosas.
Transmissão
O vírus é transmitido através dos fluidos corporais como sêmen, sangue e secreções vaginais e também através de seringas, alicates e outros instrumentos perfuro-cortantes caso não sejam devidamente esterilizados. Ao contrario do que se pensa o contado com a saliva ou com a pele não transmite o vírus.
Grupos de risco
Os principais infectados são normalmente jovens (que estão iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo), dependentes químicos e homossexuais (as relações entre homens, segundo os médicos os casais de mulheres não apresentam risco de contagio através do