AHistoria
África é um continente vasto, os estudos deste continente são recentes e foi desenvolvido pelo interesse dos próprios Áfricanos em conhecer sua história.Entorno do Saara, no Saara uma região de 30 milhões de quilômetros quadrados, tem clima e vegetação variados, possuindo 2 desertos: o Klahri e o Saara, antes o Saara era verde e fértil, após mudanças climáticas virou um deserto, os povos migraram para o norte e para o leste e o próprio deserto é um explicação do isolamento dos povos africanos conhecidos como África negra, na parte ocidental da África possui 3 zonas geográficas: Maghreb, Sahel e Sudão.
As designações sob a África se devem aos mulçumanos e cristãos pois não avia muitos documentos .Na parte do sudão era abtada por povos de cor negra e a região onde estão o Congo e a Angola eram desconhecidas dos mulçumanos sendo descobertas somente após as navegações europeias.
No campo da cultura a diversidade africana se deu na formação de grupos da mesma etnia e línguagem, em alguns casos formavam-se reinos como Gana e Mali. O poder geralmente era exercido pelo homen. Eram polígamos. Os mulçumanos eram contra esse sistema, os reinos eram divididos em clãns, cada um tendo um antepassado. Gana constituiu um estado centralizado, organizado militarmente e que atacavam aldeias. Ficou conhecida como reino do ouro por dominar esse metal dos outros territorios, alem do ouro o sal o que aumentaram o poder do reino de Gana. Empreenderam ataques, controlaram importantes entrepostos e dominaram outros reinos. Com o passar do tempo outra mercadoria ganhou valou: Os escravos.
Tinham a religião anemista ou fetichista, cultuando o Deus serpente.
O transporte para fazer o deslocamento dos povos no Saara era feito pelos camelos. Esses animais suportavam cargas e ao calor por até 15 dias eles foram importantes para os grandes comerciantes.
No século VII os Árabes tentaram sem sucesso controlar esse comércio, alguns até se converteram