Aguá como veicula trasmisor de doença
1081 palavras
5 páginas
Oque e tecido Do ponto de vista da biologia, um tecido é um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, separadas ou não porlíquidos e substâncias intercelulares, que realizam determinada função num organismo multicelular.
O estudo dos tecidos biológicos chama-se histologia; na medicina, o estudos dos tecidos como meio de diagnóstico de uma doençaé a histopatologia.
Tecido epitelio
Epitélio ou tecido epitelial (do latim epi+ grego thelium; acima do mamilo1 ) é um dos principais grupos de tecidos celulares, sendo sua principal função a de revestimento da superfície externa e de diversas cavidades internas do organismo. As células epiteliais estão intimamente ligadas entre si (justapostas) e formam algumas glândulas.2
Camadas epiteliais são avasculares (ou seja, sem irrigação por pequenos vasos sanguíneos), então recebem alimentação via difusão de substâncias a partir dos tecidos conjuntivos subjacentes, através da membrana basal. 3 Tecidos sem essa membrana são chamados de epitelioides.
Também chamado de epitélio, o tecido epitelial tem como funções básicas o revestimento externo e das cavidades internas, proteção contra: desidratação, contágio bacteriano, fúngico e viral, regulação térmica, absorção de nutrientes e oxigênio.
Dependendo da especificidade epitelial, é possível classificar os tipos e estabelecer correlações funcionais.
Epitélio Simples Pavimentoso: Tecido monoestratificado, ou seja, formado por apenas uma camada de células, com morfologia achatada (pavimentoso). Tipo fisiológico dos alvéolos pulmonares, permitindo as trocas gasosas (hematose pulmonar) e revestimento dos delgados vasos sanguíneos.
Epitélio Simples Cuboide: Formado por uma única camada de células, sendo, portanto, monoestratificado, apresentando formato cúbico. Desempenha importante fisiologia seletiva quanto à absorção e secreção nos túbulos do sistema renal.
Epitélio Simples Prismático: Também é um tecido monoestratificado, com uma camada