Politica social no Brasil
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 cONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as políticas sociais e a participação do profissional do serviço social na emancipação de uma sociedade moderna e independente.
Irá contextualizar as políticas sociais levando-se em consideração as questões sócio-históricas bem como a fundamentação de conteúdos teóricos sobre os modelos observados para a formulação das mesmas.
Analisando um contexto histórico, entendemos que este, reflete na construção da atuação de vários profissionais, basicamente ligado ao Serviço Social, veremos a ditadura militar em suas raízes, para compreendemos de fato os momentos importantes da realidade brasileira embasada nas teorias e metodologias do Serviço Social.
Para que possamos compreender todo esse processo de renovação do serviço social é indispensável caracterizarmos a denuncia do conservadorismo profissional, que iniciou na década de 1960 e acrescida nas décadas de 1970 a 1980, sob o entusiasmo do Movimento de Reconceituação do Serviço Social Latino Americano, com o contexto das circunstâncias da época no mundo e em primeiro lugar na América Latina.
2 DESENVOLVIMENTO
Desde os primórdios, o homem vem evoluindo em todos os sentidos, maneiras de conviver melhor com seus semelhantes. Deixou de ser nômade e adquiriu nova postura, demonstrando a cada dia a necessidade de compreender o outro, para isso, vive em busca de respostas na família, no trabalho, na fé e outros grupos.
Na antiguidade, há mais ou menos 3000 anos antes de Cristo a prática da assistência já era feita pelos humanos. Alguns filósofos como Aristóteles, Platão, em suas épocas começaram a refletir em como melhor realizar assistência. São Tomás de Aquino (1224 – 1274) foi grande organizador da