Aguas subterrânias
ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
Aquífero significa reserva de água subterrânea. É formado quando a água da chuva se infiltra no solo e percorre nos espaços entre as rochas, escorrendo muito devagar em direção ao fundo da Terra. A medida que vai penetrando no solo a água vai sendo filtrada, perde turbidez, cor e fica cada vez mais limpa; pode levar décadas para caminhar algumas centenas de metros; ao encontrar rochas impermeáveis compactas a água forma o lençol freático. Normalmente esses reservatórios possuem água de boa qualidade para o uso humano.
Quando a própria pressão natural da água é capaz de levá-la até a superfície, temos um poço artesiano. Os poços artesianos são tubulares e profundos
obtém água dos lençóis freáticos - rios subterrâneos originados em profundidades pequenas. Devido ao fato de serem rasos, os poços caipiras estão mais sujeitos a contaminações por infiltrações de esgoto.
97% da água doce (exceto as geleiras e calotas polares) disponível do planeta é subterrânea.
O Aquífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquíferos do mundo, ocupando uma área total de 1,2 milhões de km² na Bacia do Paraná. Estende-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.
.
O Aquífero Guarani constitui-se em uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população, para o desenvolvimento das atividades econômicas e do lazer.
Um problema sério é a contaminação dos aquíferos. Não só por poluentes, mas também pela água do mar. A contaminação por poluentes é grave e bem difícil de reverter a situação.
BIBLIOGRAFIA
PowerPoint edição: Rafael Pinto Costa Informações retiradas por integrantes do grupo da internet. Principal fonte: www.sabesp.com.br