AGUA DOCE E LIMPA ESCASSEZ CADA VEZ MAIS PR XIMA
O Brasil é um país beneficiado no que diz respeito à volume de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra, ou seja, 12% do total global. Sua distribuição, porém, não é ordenado em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d’água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta. Ao mesmo tempo, é também uma das regiões pouca habitadas do Brasil.
Em compensação, as maiores concentrações habitacionais do país encontram-se nas capitais, distantes dos grandes rios brasileiros, como o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. O maior imbróglio de escassez ainda é no Nordeste, onde a falta d’água por longos períodos tem contribuído para o desinteresse das terras e para a migração aos centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, agravando ainda mais o problema da ausência de água nestas cidades.
Além disso, os rios e lagos brasileiros vêm sendo comprometidos pela queda de qualidade da água acessível para captação e tratamento. Na região amazônica e no Pantanal, por exemplo, rios como o Madeira, o Cuiabá e o Paraguai já apresentam contaminação pelo mercúrio, metal utilizado no garimpo clandestino, e pelo uso de agrotóxicos nos campos de lavoura. Nas grandes cidades, esse compromisso da qualidade é causado por despejos de esgotos domésticos e industriais, além do uso dos rios como convenientes transportadores de lixo.
INTRODUÇÃO
Brasil, país que sempre si consideraram dotados de fontes inesgotáveis de recursos naturais veem algumas de suas cidades sofrerem falta de água. . O Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo. Nas regiões Sul e Sudeste a água não é tão pouca, mas sua qualidade está decaindo e a demanda da população é enorme. A disputa pela água de qualidade, cada vez mais rara, é recorrente na maior parte do país. Em São Paulo, maior parte da