Agropecuaria
USO INTESSIVO DA IRRIGAÇÃO
Introdução
O surgimento da irrigação foi fundamental ao florescimento da civilização, e aos ganhos de produtividade agrícola. Com tudo foram se desenvolvendo métodos e sistema que se adequasse a necessidade da cultura e do local, porem não se pensava nos impactos que a irrigação intensiva vinha acarretar ao meio ambiente.
Irrigação
Nos primórdios do ser humano a alimentação era obtida pelo meio ambiente, o que o meio ambiente tinha a oferecer e quando a alimentação escasseava naquele local eles migravam para outro, eram nômades de um lugar para outro na obtenção de alimento.
Foi quando o ser humano passou a cultivar seu próprio alimento que foi possível fixar moradia, com a detenção da agricultura o ser humano não só fixissou moradia como também cidades e a “dita sociedade organizada”.
Historicamente podemos notar que as primeiras civilizações que se tem registro ficavam perto de rios, como o do Nilo, a do Jordão, etc. E foi desde o inicio das primeiras técnicas de agricultura que se percebeu que a planta manejada pelo ser humano precisava de irrigação para que houvesse a produção desejada e com o passar dos anos, digo das décadas ou ate dos séculos o ser humano passou a ter mais conhecimento e a deter melhores técnicas para uma boa irrigação, com o objetivo de uma boa produção. Irrigação é uma técnica utilizada na agricultura que tem por objetivo o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação. Complementando a precipitação.
Dentro da técnica de irrigação se desenvolveu métodos para um melhor aproveitamento seja da planta ou da necessidade do local. Então método de irrigação é a forma pela qual a água pode ser aplicada às culturas.
Cada método tem um ou mais sistemas associados, pelo que a escolha do mais adequado depende de diversos fatores, tais como