Agronegócio
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1 INTRODUÇÃO 3
2 AGRONEGÓCIO BRASILEIRO 4
3 EMPRESAS RURAIS E SEUS TIPOS DE ATIVIDADES 6
4 CONTABILIDADE RURAL 8
4.1 CONTABILIDADE AGRÍCOLA 8
4.2 CONTABILIDADE PECUÁRIA 13
5 Conclusão 19
6 Bibliografia 20 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o intuito de esclarecer as dúvidas dos empreendedores Srs. Valdemar dos Anjos e Otávio Cesários, que pretendem atuar no segmento agrícola, mais precisamente no plantio de café que é uma cultura permanente por proporcionar mais de uma colheita e ter vida longa; e soja que é uma cultura temporária por durar menos de ano e ter apenas uma colheita, os quais veremos no decorrer deste estudo; e em paralelo também vão atuar na criação de gado de corte. Nosso objetivo é proporcionar aos futuros investidores, um conhecimento amplo da contabilidade rural para que os mesmos tenham uma noção básica de como devem proceder, para desde o princípio do negócio poderem acompanhar os custos e despesas gastos, e principalmente acompanhar os lucros que visam obter de forma totalmente legal e de acordo a legislação vigente.
A globalização da economia, fato que vem rompendo fronteiras e definindo um novo rumo para a gestão dos negócios em todos os segmentos, impõe ao agronegócio uma revisão de suas práticas e conceitos. Não basta apenas que se entenda o campo como um mero fornecedor da matéria prima, é necessário que se tenha uma visão ampla de toda produção, buscando eficácia e competitividade de maneira a beneficiar a relação custo/benefício.
AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
O agronegócio brasileiro, também chamado de “agrobusiness” é o conjunto de negócios ligados à diversas atividades rurais produtivas ligadas á produção e subprodução de produtos derivados da agricultura e pecuária, com ênfase na agricultura, onde os produtores rurais se utiliza de técnicas de produção modernas e mecanizadas, abrangendo toda cadeia de produção, desde a compra da semente até a