Agroindústria vinho
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE AGROINDUTRIA DE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL FAMILIA CHIESA
Fernando Chiesa
Augusto Zamignam Agronomia
Chapecó – SC, Novembro 2013
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS - ACEA
CURSO: AGRONOMIA 6° PERÍODO
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL
PROFESSORES: GELSO MARCHIORO
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE AGROINDUTRIA DE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL FAMILIA CHIESA
Alison Roberto Bacca
Junior Bullé Nunes de Carvalho
Chapecó – SC, Nov. 2013
Introdução
Neste trabalho serão abordados os procedimentos básicos para a introdução de uma agroindústria rural especializada na produção de vinhos. A agroindústria faz o beneficiamento da matéria prima (uva), sendo esta atividade muito complexa e possui varias particularidades. A uva foi introduzida na America latina por Cristovão Colombo em 1493. No Brasil foram introduidas em 1532 trazidas da ilha da madeira em Portugal, por Martim Afonso de Sousa e plantadas por Brás Cubas no inicio no litoral paulista.
O vinho é uma bebida alcoólica, resultante da fermentação do mosto de uvas frescas, por intermédio de microrganismos chamados leveduras, os quais transformam os açucares do sumo da uva em acool etílico. O vinho é considerado um produto elaborado, sendo assim, diferenciando-se dos produtos fabricados, que possuem em sua composição uma mistura de diversas fontes de matéria prima.
O fluxograma de fabricação do vinho é bastante diferenciado e interessante possibilitando uma maior compreensão do da matéria e tecnologia necessárias para produzir um produto confiável e de alto grau de qualidade.
Todas as fases de produção, desde a colheita e recepção até o engarrafamento e envelhecimento são igualmente importantes para garantir a qualidade do vinho.
Devem-se criar