agroindustria
Portanto, pode-se concluir que a função do manipulador de alimentos vai muito além da preocupação em oferecer pratos bonitos e saborosos, mas atinge também um importante papel social, que é o de contribuir para a preservação da qualidade dos alimentos fornecidos aos clientes do estabelecimento em que trabalha.
Por isso, existem normas básicas de higienização para serem seguidas pelos manipuladores de alimentos, as quais são: Uso de uniformes
A higienização dos manipuladores de alimentos deverá começar com o uso de uniformes adequados. Para isso, eles deverão apresentar as seguintes características:
- Ser de cor clara, de preferência brancos;
- Estarem em bom estado de conservação, ou seja, sem furos, sem partes rasgadas ou remendadas;
- Apresentarem bom aspecto visual, ou seja, limpos e devidamente passados;
- Deverão ser trocados diariamente;
- Calças e blusas deverão ser de tecidos de algodão e confeccionados sem bolsos, sendo que deverão ser confortáveis, de forma a possibilitar os movimentos necessários dos braços e das pernas, durante a realização das atividades;
- Aventais deverão ser de tecido, para serem usados quando a atividade a ser realizada não envolver o uso de água, ou de borracha, para serem utilizados nas ocasiões de se trabalhar com água.
- Sapatos deverão ser fechados e botas, de borracha branca;
- Rede ou touca são acessórios que irão compor o uniforme e têm a função de manter os cabelos dos manipuladores presos, para evitar que caiam sobre os alimentos. Quando se optar pelo uso de tocas, elas deverão ser do mesmo tecido e cor das calças e blusas.
Banho diário
É indispensável que o