Agricultura
Tem um papel muito importante na economia das pequenas cidades – 4928 municipios tem menos de 50 mil habitantes, e destes, mais de 4 mil tem menos de 20 mil habitantes. Estes produtores e seus familiares são responsáveis por inúmeros empregos no comércio e nos serviços prestados nas pequenas cidades.
O Governo Federal investe muito em programas, como o Pronaf, programas de assistência técnica e associativismo há um imenso desafio a vencer.
O desafio é maior se for considerada a diversidade de situações. Quando se analisa o cenário em que se insere a agricultura familiar, observa-se que os problemas são diferentes em cada região, estado ou município.
No Norte há dificuldades de comercilização pela distancia dos mercados consumidores.Eles se destacam pela exploração econômica do palmito de pupunha e de frutas tópicas da região.
No Nordeste, são minifúndios inviáveis economicamente. São responsáveis pelos
No Sudeste, é a exigência em qualidade e saudabilidade dos produtos por parte dos consumidores.
No Sul, é a concorrência externa de produtos do Mercosul.
No Sudeste e Sul é cada vez mais perceptível a transformação de pequenas comunidades rurais em unidades de processamento de frutas, legumes, lacticínios e agriculturaorgânica.
No turismo rural, outra alternativa de renda para os pequenos produtores. São trilhas, pousadas, pequenos hotéis que oferecem aos turistas urbanos comidas típicas, a experiência de vida na zona rural, passeios ecológicos, etc.
Pronaf, é o programa de fortalecimento da