AGRICULTURA FAMILIAR E O DESENVOLVIMENTO ECON MICO DOS AGRICULTORES NA REGI O DAS DUAS BARRAS DO FOJO EM MUTU PE

2393 palavras 10 páginas
AGRICULTURA FAMILIAR E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS AGRICULTORES NA REGIÃO DAS DUAS BARRAS DO FOJO EM MUTUÍPE – BA.
Edineia de Jesus Pereira¹
Uéliton Jesus dos Santos²

RESUMO
A Agricultura Familiar tem sido objeto de discussões e reflexões nas diversas instancias sociais, principalmente no cenário político nacional. A Agricultura Familiar vem se consolidando e expandindo-se pelo país inteiro. As conquistas atuais dos agricultores da Agricultura Familiar, que vem ensejando em melhores dias no campo, foram resultados de grandes lutas. Nas ultimas décadas a agricultura passou por constantes modernizações que permitiram ao espaço rural torna-se um lugar pluriativo, gerando emprego e renda. Este artigo visa demonstrar a importância da Agricultura Familiar no desenvolvimento rural, contribuindo para melhores condições de vida dos agricultores nas Duas barras do Fojo, em Mutuípe-BA. A Agricultura Familiar contribui de forma incisiva tanto na comunidade rural, como na economia do município, gerando centenas de empregos diretos e indiretos.
PALAVRAS-CHAVES: Agricultura Familiar. Trabalhador Rural. Produção Agrícola. Desenvolvimento Socioeconômico.

ABSTRACT

1 INTRODUÇÃO
A Duas Barras do Fogo é conhecida na cidade de Mutuípe como um polo da agricultura familiar devido à grande produção de alimentos, com destaque para a Associação de Moradores da Região Duas Barras do Fojo, que tem como principal objetivo desenvolver a comunidade como um todo através da agricultura familiar e a distribuição de alimentos na rede escolar do município.
A grande questão a ser destacada refere-se ao processo socioeconômico desses pequenos agricultores. A dinâmica econômica presente na região das Duas Barras do Fojo, se deu graça as politicas implementadas pelasua presidente Damiana Martins dos Santos que é uma produtora familiar da região, que vive com a sua família da renda que ganhar em seus três hectares de terra.
Essa realidade econômica é sustentada graça a associações de moradores e

Relacionados