Aglomerantes
Definições:
Aglomerantes são produtos empregados na construção civil para fixar ou aglomerar materiais entre si. Constituem o elemento ativo que entra na composição das pastas, argamassas e concretos. São geralmente materiais pulverulentos que, misturados intimamente com água, formam uma pasta capaz de endurecer por simples secagem, ou em virtude de reações químicas.
Como medida de economia e também para atenuar a influência nociva da retração, é geralmente necessário adicionar-se à pasta um elemento chamado “agregado”.
O agregado é um material granuloso, convenientemente graduado, que entra na composição das argamassas e concretos. Assim sendo podemos definir:
* Pasta: mistura íntima de um aglomerante e água. * Argamassa: mistura íntima de um aglomerante, um agregado miúdo e água. * Concreto: mistura íntima de um aglomerante, um agregado miúdo, um agregado graúdo e água, (eventualmente acompanhados de algum aditivo).
O endurecimento das argamassas e dos concretos decorre do endurecimento da pasta, visto que, a pasta endurecida adere também aos materiais com os quais tenha sido posta em contato; permitindo assim a execução das alvenarias, revestimentos, concreto armado, estabilização de solos, etc.
As propriedades desejáveis para os aglomerantes são: resistência mecânica, durabilidade, impermeabilidade, resistência ao calor, fácil manuseio, finura elevada, baixo custo e pega.
Classificação segundo suas propriedades:
Aglomerantes aéreos: devem ser empregados somente ao ar, pois não resistem satisfatoriamente quando imersos na água, mesmo depois de endurecidos. Além disso, o seu endurecimento depende da secagem para ganho e manutenção da resistência.
Neste grupo tem-se: cal aérea e gessos.
Aglomerantes hidráulicos resistem satisfatoriamente quando empregados dentro d’água, e além disso, o seu endurecimento processa-se sob influência exclusiva da água. O endurecimento pode se efetivar independentemente da exposição ao