aglomerantes
O cimento é um aglomerante hidráulico resultante da mistura homogênea de clínquer Portland, gesso e adições normalizadas finamente moídos.
A fabricação do cimento é feita de acordo com as normas da ABNT. Esse aglomerante depende de alguns materias para a sua fabricação como o: calcário,argila,minério de ferro e gesso.
No processo de fabricação, os materiais vão sendo observados varias vezes para que se chegue a composição química necessária.
Na fabricação contém varias etapas , são elas:
Dosagem, secagem e homogeneização das matérias-primas
O calcário é a matéria-prima básica, contribui de 85 a 95% na fabricação do clínquer, é constituído basicamente de carbonato de cálcio (CaCO3). A rocha calcária é extraída de jazidas com auxílio de explosivos, os grandes blocos de pedra fragmentadas obtidos através da explosão são submetidos ao processo de britagem, sendo reduzidos ao tamanho de grão menor ou igual a 25 mm. Para melhorar a qualidade do clínquer, o calcário irá receber alguns ajutes complementares de filito(argila), quartzito(material arenoso) e minério de ferro. Após os ajustes, esse conjunto de materiais são enviados para moagem onde se processa o início da mistura, secagem e a homogeneização, formando uma farinha crua.
Clinquerização:
A farinha crua é calcinada até sua fusão, a parir dessa fusão que se obtém o clínquer.
Mineralogia do clínquer:
A sílica, alumina, ferro e cal reagem no interior do forno, dando origem ao clínquer.
Adições finais e moagem
Para obter-se o cimento, faz-se a moagem do clínquer com diversas adições, onde assegura-se ao cimento homogeneidade e finura, o processo de moagem e as adições são muito importante, pois irá influenciar em algumas características ,como a hidataçap e as resistências inicia
O processo de moagem do clínquer e de suas adições é um fator importante, pois irá influenciar em algumas características, como a hidratação e as resistências inicial e final do cimento