Agilidade no Futsal
CURSO EM BACHARELADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CACILDA CORAL GHISLANDI
CAROLINE BOUFLEUR
TREINAMENTO DE AGILIDADE EM FUTSAL
CRICIÚMA, OUTUBRO DE 2014.
FUTSAL
Existem muitas divergências com relação ao local de surgimento do futsal, porém, todos concordam que o futsal surgiu na década de 30 (ZAREMBA, 2010). A criação do futsal é até hoje motivo de discórdia entre uruguaios e brasileiros. Os uruguaios se consideram criadores do desporto, alegam que após a conquista do bicampeonato mundial de futebol os espaços para a prática do futebol ficaram escassos, por esse motivo passaram a utilizar espaços cobertos e salões, criando assim o futebol de salão. Os brasileiros por sua vez levantam a hipótese de que foram os primeiros a organizar a modalidade, reivindicando por conta disso a criação da modalidade (TENROLER; MERINO, 2006; MIGUEL; CAMPOS, 2011).
Para a prática de futsal são necessários fundamentos específicos da modalidade, pois está é praticada em pequeno espaço, exigindo a lapidação de um componente básico no desenvolvimento motor que é a agilidade (SANTI MARIA; ALMEIDA; ARRUDA, 2009).
O futsal é atualmente a modalidade esportiva mais popular do Brasil e compreende uma das mais praticadas nas escolas, principalmente na iniciação desportiva, sendo praticado por mais de 12 milhões de brasileiros (CBFS, 2007). Para Tenório (2002), o Futsal é atualmente o esporte com o maior número de praticantes tanto no Brasil, como nos demais países sul-americanos e também na Europa.
Ele é um esporte coletivo de colaboração e oposição, caracterizado pela sucessão de movimentos de alta velocidade em espaços reduzidos. Nesta modalidade há mudanças de direção rápidas e grandes acelerações que favorecem os indivíduos com maior agilidade. Dessa forma, a dinâmica do Futsal atual exige que suas capacidades motoras sejam desenvolvidas nos moldes da modalidade.
AGILIDADE
É a capacidade de deslocar