Agenda Oculta
Atividade:
Título: Analisar a agenda oculta no contexto organizacional
Aluno: Wesley
Disciplina: Negociação
Introdução
Atualmente, as empresas necessitam investir mais em novas tecnologias e em equipamentos cada vez mais modernos. Essa mudança é fundamental para se tornarem mais competitivas, concorrerem com produtos importados e manter ou expandir sua participação no mercado.
Porém, ao apresentar essa proposta para os membros do conselho da empresa, estes votaram contra alegando aumento nos gastos da empresa.
Justificativa
Após sondar diversas pessoas na empresa, descobrimos que os colegas votaram contra devido ao receio de vários colaboradores serem demitidos em virtude desta mudança. Após esta constatação, devemos analisar os fatos e determinar a melhor maneira de convencer os membros a apoiarem a proposta, já que é fundamental para o aumento nos lucros e melhoria dos processos da empresa.
Desenvolvimento
Apesar da alegação do grupo ter sido em virtude do aumento dos gastos da empresa, descobrimos que o motivo foi outro, a possível demissão de seus colaboradores, então identificamos uma agenda oculta. Segundo KANITZ (2010) agenda oculta é quando “Sutilmente nos enganam para defender seus próprios interesses”.
Ao identificarmos a agenda oculta, devemos ter alguns cuidados: - não fazer deduções precipitadas – apesar da irracionalidade aparente, podemos estar muito longe dos reais motivos que levam à agenda oculta; - investir no reconhecimento da situação – perguntar para diversas pessoas acerca do assunto, com diferentes enunciados; - jamais demonstrar desconfiança sobre a existência de motivos ocultos junto ao grupo – pois, ao demonstrar essa desconfiança, estaremos trazendo o grupo contra nós, certamente nunca irão dizer que este foi o motivo da recusa da proposta; - conversar com os colegas em particular, abordando sobre a agenda oculta – em uma conversa em particular o indivíduo tende a ser menos