Agenda 21
Este trabalho tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os efeitos negativos provocados na natureza, e mostrar que há possibilidades de ser sustentável de modo que não provoque fortes mudanças na economia e na sociedade e que cada um pode fazer a sua parte, assim também montando a sua agenda 21 pessoal.
O caminho da sustentabilidade
A cada ano que se passa o meio ambiente vem sendo destruído cada vez mais devido as grandes transformações econômicas e sociais. A agenda 21 pessoal busca ser uma fonte de planejamento próprio para a contribuição na construção de uma sociedade sustentável.
Se cada um fizesse sua agenda 21 pessoal e a aplicasse talvez o mundo não estivesse tão degradado. São as pequenas ações que fazem toda a diferença como, por exemplo, diminuir o tempo no banho que contribuiria no não desperdício da agua e energia.
Outro ponto muito importante é a educação ambiental gerada inicialmente dentro da família, e repassada de geração em geração. Ensinos básicos como reduzir a produção de lixo, optar por alimentos orgânicos, evitar queimas desnecessárias, reciclar, optar por produtos retornáveis, evitar andar de carro, utilizar uma bolsa (produto retornável) no lugar de sacolas quando fizer compras. Como já dito antes pequenos gestos que podem fazer toda a diferença.
A conscientização ambiental na sociedade é de certo modo delicada, pois na maioria das vezes ser sustentável requer dinheiro, ou seja, uma grande parte de produtos sustentáveis são mais caros, sendo assim não há muito incentivo no meio econômico para as pessoas se aderirem ao meio sustentável. Um exemplo seria a sacola biodegradável que chega a ser mais cara que a sacola convencional, outro exemplo também são os alimentos orgânicos que não são agressivos a saúde por não terem agrotóxicos dos quais também poluem o solo e são vendidos no mercado com preços muito elevados.
Os recursos naturais estão a cada dia menos, cabe a todos parar para refleti. E quando