Agenda 21
A busca pelo desenvolvimento sustentável vem mobilizando interesse internacional, nacional, local e até individual. A intenção deve partir do individuo com um único questionamento, o que eu planto hoje poderei colher amanhã? Ou melhor, será possível viver em um mundo sustentável?
Essas perguntas devem ser respondidas por nós mesmos, porém, não basta obter a resposta e sim agir, praticar sustentabilidade, pensarmos no hoje sem se esquecer do amanhã.
Devido a isso foi se criado a Agenda 21, que corresponde a um plano de ação de planejamento global visando soluções socioambientais. Esse processo deu origem em 1996 a 2000 pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS) e teve o envolvimento de cerca de 40 mil pessoas de todo o Brasil buscando melhorias para o planeta.
Desenvolvimento
Hoje conciliar desenvolvimento com ambiente não é tarefa fácil, deixamos passar despercebidas atitudes que podem fazer a diferença, dentre elas, podemos citar algumas básicas que possam ser exercidas no dia- a - dia:
Reduzir, reutilizar e reciclar.
Reduzir, pensar no consumo consciente para evitarmos o desperdício.
Reutilizar, jogamos muitas coisas que poderiam ser reutilizadas, devemos lembrar que a doação também pode ser uma forma alternativa para alcançarmos a sustentabilidade.
Reciclar, a reciclagem é quase obrigação, o primeiro passo é separar o lixo reciclável (plástico, metais, vidro, papel) do lixo orgânico e encaminhar a empresas especializadas.
Economizar água.
O uso racional de água, economia em banhos, não utilizar para lavagem de calçada, fechar a torneira ao escovar os dentes e não deixar que ocorram vazamentos.
Não jogar lixo nas ruas.
Ao carregarmos uma sacola na bolsa ou mochila evitamos a poluição ao jogarmos lixo na rua, podemos guardar as embalagens e posteriormente jogar no local adequado.
Trabalhar de bicicleta / a pé.
Podemos nos exercitar ao fazer percursos curtos a pé ou de bicicleta. Faz bem