agenda 21
As ações citadas na agenda 21 principalmente são voltadas á preservação do meio ambiente. Uma das principais ações é a diminuição de gases poluentes na atmosfera, pois ela contribui para ao aumento do efeito estufa e consequentemente o aumento do aquecimento global. Um dos fatores mais evidentes é o derretimento das geleiras nos pólos Ártico e Antártico, que causa a elevação dos níveis dos oceanos, e tem como consequência diversas alterações climáticas. Outro fator importante que deve ser tratado urgentemente é a questão do desmatamento. Todo dia, muitas áreas são desmatadas, ou para dar espaço para criação de gado ou para uso das arvores como matéria prima ou combustível. As conseqüências destes atos afetam a fauna e a flora. Com a destruição de seu ecossistema, os animais ficam sujeitos á extinção. Eles também fogem para áreas urbanas em busca de alimentos.
Todas as ações da agenda 21 visam proteger e conservar o meio ambiente. Assim temos que elaborar planos de desenvolvimento sustentável, que é termos um crescimento sem que o meio ambiente seja agredido, preservando a fauna e a flora local.
Deve ser criado um fórum participativo, que deve envolver a sociedade e governo, as propostas devem ser elaboradas, analisadas e divulgadas para todos. Estas propostas devem conter ações sustentáveis que abordem aspectos ambientais, sociais e econômicos.
A agenda 21 torna-se um documento de referencia para Planos diretores e orçamentos municipais. Pode promover ações estratégicas para combate a pobreza, acesso a emprego, saúde e serviços de informação e principalmente a conscientização da população.
A agenda 21 necessita da colaboração e do comprometimento de todos para que tenhamos sucesso.