AG CCPM
Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado
Professor José Albergaria
Marketing
Ana Rita Barbosa Senra Lopes nº73300
Catarina Lopes Gomes nº72837
Deolinda Inês Estrela da Costa nº72070
Raquel Filipa Ferreira Ramos Seabra
nº71696
Ano letivo 2014/2015
Objetivos principais: avaliar
o
padrão
de
consumo
destas
substâncias e identificar possíveis mudanças decorrentes do ingresso e permanência neste nível de ensino, bem como analisar o sentido dessa mudança.
Metodologia Realizou-se
uma pesquisa quantitativa
primária.
• Os dados necessários para o estudo foram recolhidos através de um questionário, constituído por 18 questões, fechadas e abertas.
• Optamos por inquirir apenas alunos com idades entre os 17 e 20 anos uma vez que, este estudo pretende ter por base um processo de adaptação numa fase final da adolescência e início da idade adulta, onde a pressão que muitos jovens sentem no sentido de adotar posturas ou comportamentos consentâneos com determinados hábitos de vida, pode contribuir para uma mudança nas suas rotinas. • O questionário foi estruturado em três partes: uma inicial para recolha dos dados pessoais dos indivíduos; a segunda fase baseada nos hábitos antes do ingresso no ensino superior; a terceira e última era referente a esses mesmos hábitos mas após o ingresso no ensino superior.
• Para a análise estatística dos dados recorreu-se ao Le Sphinx.
Caracterização da amostra
A amostra inicial do estudo é proveniente de 70 alunos, com a 1ª matrícula no ISCA-UA, com idades entre os 17 e
20 anos. Dos 70 inquiridos, só foram analisadas 69 respostas, visto que um dos inquiridos tinha mais de 20 anos de idade. Desses 69 inquiridos:
33 eram do sexo masculino (47,8 %) e 36 eram do sexo feminino (52,2%);
67 tinham ingressado pela primeira vez no ensino superior (97,1%) e 2 não era a primeira vez que tinham ingressado no ensino superior