Afundamentos cársticos - geologia
São os afundamentos de terrenos que possuem rochas carbonáticas; ocorrem devido à carstificação das rochas sofrida por eles. Normalmente, forma-se uma caverna, que pode estar a dezenas de metros de profundidade. O teto desta, pode desabar ou então pode haver uma migração de solo para o interior das fendas ou cavernas.
b) O que significa carstificação?
As rochas calcárias são rochas carbonáticas, em que predominam os carbonatos de cálcio e magnésio. As águas da chuva juntamente com o gás carbônico produzem um ácido fraco, o ácido carbônico (H2CO3). Essas águas levemente ácidas, ao encontrarem uma fratura em uma rocha calcária, penetram e vão levemente dissolvendo a rocha e produzindo vazios que podem gerar grandes fendas, cavernas e canais por onde fluem as águas interiores. As cavernas são formadas devido a esse fenômeno.
c) Quais as rochas que são susceptíveis a esse processo?
As calcárias ou carbonáticas , como calcário, mármore e dolomitos, são as mais susceptíveis. Entretanto, os evaporitos ( halita, gipsita e anidrita) também sofram esse processo, mas aparecem em menor quantidade na superfície terrestre.
d) O que são colapsos de solo?
São desabamentos bruscos, circulares, em forma de cratera. Podem ocorrer até mesmo sem sinais denunciadores.
e) O que são subsidências?
Surgem devido a modificações de saturação das camadas superficiais, produzindo um rebaixamento do solo. Consiste num processo mais lento que um colapso, podendo provocar rachaduras e desabamentos de pequenas proporções.
f) Como o homem pode promover a ocorrência de acidentes em áreas cársticas?
O homem acaba tornando propícia a ocorrência desse tipo de acidentes quando usa inadequadamente o solo, como na ocupação urbana indevida, explora as águas subterrâneas sem critérios técnicos adequados e faz descontroladamente a mineração do calcário. A excessiva exploração de água subterrânea, através de poços profundos, também acelera o processo de